Nem só de concreto viveu Oscar Niemeyer!!!

mobiliario_o_niemeyer_07

Niemeyer no universo do mobiliário começou tardiamente, nos anos 1970, enquanto vivia na França. Com a colaboração de sua filha Anna Maria, Niemeyer criou a Linha On, que chegou ao Brasil em 1978, pela Tendo Brasileira (e da qual faziam parte Rio e Marquesa).

O traço inconfundível do arquiteto, suas linhas curvas e estruturas suspensas também estão presentes nos móveis. A chaise Rio, por exemplo, se equilibra num só ponto, permanecendo em balanço. Já o banco Marquesa, utilizado no hall de um apartamento na foto abaixo, se destaca pela calculada sinuosidade. Em comum, todos os seus móveis têm os materiais: as estruturas são feitas com lâminas de madeira (imbuia ou pau-ferro) de diferentes espessuras, prensadas e articuladas; os estofados são de couro ou palha trançada. A sua produção é artesanal, e, por isso, algumas peças demoram até 40 dias para ficarem prontas.

A vontade de criar seu próprio mobiliário nasceu de uma pequena frustração do arquiteto. Para ele, muitas vezes, o arranjo do mobiliário prejudica completamente a arquitetura, desqualificando-a. “Todos os móveis estão presos ao princípio de que são complementos da arquitetura e devem ser atualizados e modernos como a própria arquitetura”.

mobiliario_o_niemeyer_05

Cadeira faz o Ambiente.

Quem pensa em fazer uma festa de casamento ao ar livre, montar mesas de festa com cadeiras de ferro é uma idéia chique, que deixa o ambiente com um estilo rústico e próprio. As cadeiras de ferro combinam com casamento no jardim ou na fazenda que acontecem à luz do dia ou à noite. Sempre favorecendo o ambiente.

Caso o local da locação ja possui cadeiras uma dica, é colocar algumas mesas de bar de ferro que serve como suporte, fica ótimo ao lado da pista de dança, pois tem gente que prefere tomar um drinque ao lado do animação.

Vencedores do Salão Design 2013

Nesta semana os vencedores do prêmio Salão Design 2013. São 29 peças premiadas, entre as 108 concorrentes, nas categorias Estudante, Profissional e Indústria. As criações s serão expostas na feira CASA BRASIL 2013 que ocorre de 13 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves.

A comissão julgadora contara com figuras de peso no design como Maria Helena Estrada, Ilse Lang, Leonardo Lattavo, Ives Fontoura e Gabriel Simón Sol.

Vem ai algumas das peças em destaque.

premio_salao_design_2013_vencedores_03

 

Bancos, Banquinhos Chegando com Tudo.

Os nomes parecidos porem com papeis diferentes vem cumprindo funções na decorações de casas.

Maiores e largos os bancos acomodam com maior conforto mais pessoas, e ajuda a dividir os ambientes de uma sala, como fazem os sofás. Diferentes das banquetas, mais altas, geralmente são utilizadas ao lado do bar ou para compor uma bancada de cozinha americana. Os banquinhos tem uma das maiores funcionalidade como assento baixo em qualquer cômodo da casa vai bem! Serve para apoiar os pés, fazem vezes de mesas de centro ou lateral.

Cadeira de Estilo.

As cadeiras  desenhadas pelo arquiteto Berndt Pedersen, é a inspiração principal por trás da linha Copenhague – cadeiras, banquinhos e banquetas.

Toda feita em madeira, segue o padrão simples, mantendo uma marca: os pés em forma de cavalete.

O encosto e o assento da cadeira se unem no centro, onde os pés dão suporte, o que a deixa flexível e, consequentemente, mais confortável. A simetria dos pés ainda emprega praticidade à coleção, já que graças a ela eles podem ser empilhados verticalmente.

Um novo produto cheio de charme, beleza e funcionalidade.